III SEMINÁRIO AÇÕES PELA VIDA – Crianças, adolescentes, jovens e familiares vivendo e convivendo com HIV/AIDS

Publicado em maio 17, 2017  |  Sem comentários
III SEMINÁRIO AÇÕES PELA VIDA - Crianças, adolescentes, jovens e familiares vivendo e convivendo com HIV/AIDS

20 a 23 julho de 2017, em Curitiba (Hotel Mabu CIC)

Este seminário é considerado um momento privilegiado de discussão, formação, articulação e integração, feito para crianças, adolescentes, jovens que vivem e convivem com HIV/Aids, com a participação de familiares e cuidadores.

O evento é planejado para que os participantes sejam o agente principal das discussões, criando um formato único que tem como principais objetivos garantir um espaço para a interlocução, troca e avaliação de experiências, visando alcançar um novo olhar com a atuação de novas pessoas que ainda não tiveram contato com o movimento e seus anceios; contribuir para que os jovens descubram possibilidades de atuação frente aos desafios locais e que possam conhecer e se articular com outros jovens; sensibilizar e instrumentalizar participantes do evento, dentro de uma perspectiva coletiva, para a promoção, garantia e defesa de direitos humanos.

 

Público Alvo: crianças, adolescentes e jovens vivendo e convivendo com HIV/Aids; familiares e cuidadores;

Veja mais

O Suicídio

Publicado em abril 27, 2017  |  Sem comentários
O Suicídio

Por: Psic. Luana Ribeiro de Souza CRP 08/22358 – Psicóloga na Associação Fênix

Suicidio

Há quem diga que o século 21 seria um século em que não teríamos preconceito, tabus, entre outros termos que mexem com a moral e com o social. No nosso dia a dia presenciamos tantos detalhes, que muitos deles passam despercebidos.

Você já parou pra pensar que a pessoa que está sentada ao seu lado no banco, no ônibus ou em qualquer outro local, pode estar pensando em tirar a própria vida? E se ele te contasse, o que você faria? Provavelmente daria um conselho e diria frases clichês como: “não faça isso, você é um(a) moço(a) tão bonito e jovem!”, “você sabia que tirar a própria vida é pecado?”, “que gesto covarde da sua parte, existem tantas pessoas no mundo sofrendo mais que você e nem por isso tiram suas próprias vidas!”, entre outras frases que você deve saber quais já falou.

Veja mais

Personalidades recebem o Prêmio “Ações Pela Vida 2016”

Publicado em novembro 03, 2016  |  Sem comentários
Personalidades recebem o Prêmio “Ações Pela Vida 2016”

No dia 27 de outubro de 2016 (quinta-feira), a Associação Fênix – Ações Pela Vida, organização não governamental sem fins lucrativos,  realizou em sua 1ª edição o Prêmio “Ações Pela Vida 2016”, lançamento do novo logo, comemoração dos dez anos e o  lançamento da campanha “Superação é RENASCER”.

No ano de 2016 a  Associação Fênix – Ações Pela vida, completa 10 anos de existência. Em comemoração aos dez anos de existência, a instituição, acredita que é fundamental valorizar pessoas/empresas que fizeram a diferença no combate à violência sexual em crianças e adolescentes junto a Associação Fênix. Acredita que ganham as pessoas beneficiadas, a sociedade e o país. Implicando na superação de desafios, na visão de perceptiva dos anseios das comunidades, na criatividade continua, na força do conjunto, na estratégia, na determinação, na sensibilidade, na vitória.

Veja mais

Evento abre o projeto “Reconstruindo o Ser”

Publicado em julho 11, 2016  |  Sem comentários
Evento abre o projeto “Reconstruindo o Ser”

foto_1127No dia 25 de Junho, na Associação Fênix, foi realizada a abertura do projeto “Reconstruindo o Ser”, o evento contou com várias participações das Organizações da Sociedade Civil – OSC e parceiros governamentais. O evento também teve a participação da autora Fernanda Salgueiro, contando a historia de seu recém – lançado livro, “Fada de Botas e o Menino Adormecido” que é um projeto de incentivo à leitura.

O projeto “Reconstruindo o Ser” tem como objetivo resignificar os traumas lembranças causadas pelo abuso sexual infantil reduzindo os impactos psicossociais. Serão atendidas crianças de 03 até 17 anos e 11 meses, vitimas de abuso sexual que são atendidas pela associação Fênix.

Fernanda Stresser, psicóloga e coordenadora do projeto, enfatiza “O projeto Reconstruindo o Ser foi inspirado na prática profissional de atendimento com as crianças e adolescentes vitimas de violência sexual, dentro do consultório. Percebi que algumas questões eram limitadas devido ao atendimento ser individual, como a socialização e a cooperação. Serão encaminhados para o grupo crianças e adolescentes em acompanhamento psicológico, junto com a avaliação do terapeuta apto a fazer atendimento em grupo. O atendimento em grupo busca reduzir o número na fila de espera, serão utilizadas metodologias como: a arte educação, trabalhar as sensações corporais, o subjetivo de cada individuo; e os jogos cooperativos: trabalhar a socialização tanto com os pares, as regras, a sociedade e sua relação com o mundo”.

Veja mais

Almoço do Dia das Mães – Ações Pela Vida

Publicado em maio 11, 2016  |  Sem comentários
Almoço do Dia das Mães - Ações Pela Vida

IMG_4716

“Mãe, nos carrega no seu ventre por nove meses, sem se queixar, e/ou adota para sempre amar. Mãe cuida de mim sem se importar com o amanhã.

Mãe,  pode não saber o quanto amamos elas, as vezes por não nos expressar direito, mas meu coração fica radiante quando chego em casa e encontro-a ao meu lado.

Mas o mais importante é que o meu mundo não é nada se você não estiver nele”.

A Associação Fênix, sempre com a ajuda do Restaurante Madalosso, realizar almoço para as mães assistidas pela instituição. O almoço das mães aconteceu na última quarta-feira (4) de maio. Confira a Galeria de foto, clique aqui.

Veja mais

África concentra 90% das crianças com HIV no mundo

Publicado em maio 11, 2016  |  Sem comentários
África concentra 90% das crianças com HIV no mundo

africa_hiv homeA África abriga quase a totalidade de crianças infectadas pelo vírus HIV no mundo, lamentou na terça-feira (10), em Abidjã, o diretor-executivo do Unaids (Fundo das Nações Unidas sobre HIV/Aids), Michel Sidibé, que pediu que os menores tenham acesso universal ao tratamento antirretroviral. “É uma questão de justiça social, uma questão de desigualdade profunda, porque 90% das crianças que vivem com aids se encontram, infelizmente, na África”, afirmou Sidibé.

“Cinquenta por cento destas crianças que nascem com aids morrem antes do seu quinto aniversário, porque não têm a sorte de ter acesso aos serviços à disposição das demais crianças do resto do mundo”, denunciou o diretor do Unaids. “O acesso universal ao tratamento para as crianças deve se transformar em realidade”, pediu.
A questão do HIV pediátrico tem um “caráter importante e urgente”, assegurou por sua parte Dominique Ouattara, primeira-dama da Costa do Marfim e embaixadora da Unaids para a eliminação da transmissão de mãe para filho.

Veja mais

Construção do Banner para o projeto do Fluido Oral

Publicado em maio 09, 2016  |  Sem comentários
Construção do Banner para o projeto do Fluido Oral

banner fluido oral

O  Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, no ano de 2015,  lançou o edital para seleção de projetos a serem desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil (OSC) para realização de testagem por amostra de fluido oral do HIV em populações-chave.

A Associação Fênix foi umas das contempladas. Os projetos são executados em parceria com as Organizações da Sociedade  Civil – OSC para realização de ações de testagem e prevenção, com enfoque na ampliação do diagnóstico, por meio da realização de testagem voluntária e oportuna do HIV. A testagem utilizará o teste rápido por amostra de fluido oral em populações-chave: gays e outros homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas que usam álcool e outras drogas, travestis e transexuais e jovens de 15 a 24 anos em situação de maior vulnerabilidade.

O Banner do projeto foi construído junto com o grupo de jovens “Alma Jovem”, remetendo a juventude e sua diversidade.

Veja mais

Departamento DST, Aids e Hepatites Virais e naids anunciam campanha em parceria para os Jogos Rio 2016

Publicado em maio 09, 2016  |  Sem comentários
Departamento DST, Aids e Hepatites Virais e naids anunciam campanha em parceria para os Jogos Rio 2016

Aids DP

“Eu Abraço” terá mensagens de prevenção, testagem e zero discriminação”

“Eu Abraço, Rumo a Zero Discriminação” é uma das ações de comunicação que o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais está planejando para a Olimpíada no Brasil em 2016, que será disputada entre 5 e 21 de agosto, no Rio de Janeiro. A campanha, proposta pelo Unaids e apoiada pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, tem como objetivo promover atitudes de empatia, união e amizade por meio da referência simbólica e física do abraço. Entre os parceiros para a implementação da campanha estão o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a União Europeia e a amfAR.

Veja mais

Paciente do 1º transplante de fígado entre portadores de HIV passa bem, após 6 meses de acompanhamento

Publicado em maio 01, 2016  |  Sem comentários
Paciente do 1º transplante de fígado entre portadores de HIV passa bem, após 6 meses de acompanhamento

cirurgia(1)

Médicos suíços realizaram em outubro de 2015 o primeiro transplante de fígado do mundo entre duas pessoas portadoras do vírus HIV, informa um comunicado publicado em Genebra, após seis meses de observação do paciente. O anúncio, também publicado em um artigo no “American Journal of Transplantation”, foi feito após uma operação idêntica realizada por médicos dos Estados Unidos em 15 de março de 2016, também apresentada como uma novidade mundial.

Os Hospitais Universitários de Genebra (HUG) informam que os seis meses de observação mostraram que não há rejeição do órgão, nem perda de controle do vírus no receptor.

“Este primeiro transplante praticado na Suíça, que acaba de ser seguido por outro transplante análogo nos Estados Unidos, abre perspectivas inéditas para as pessoas que vivem com o HIV”, destacam os HUG.

Veja mais

Associação Fênix eleita conselheira da sociedade civil no CEDCA-PR

Publicado em abril 02, 2016  |  Sem comentários

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) realizou, nesta quinta-feira (15), a solenidade de posse dos conselheiros da sociedade civil que vão compor o colegiado no biênio 2015-2017. O evento aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba. Das 12 entidades que terão representantes no órgão, nove exercerão o mandato pela primeira vez, o que representa uma renovação de 75% do colegiado. 

DIVERSIDADE – Os conselheiros empossados foram eleitos de acordo com um novo modelo de representação, que favorece a participação de entidades de todas as regiões do Estado. O objetivo é que o colegiado seja composto por conselheiros que representem as diversas realidades e necessidades das crianças e adolescentes do Paraná. Para isso, as eleições foram realizadas por meio de assembleias em 11 regionais ampliadas distribuídas em todo Estado.

O novo processo aumentou o interesse de entidades que historicamente não participavam do processo eleitoral. Como resultado, a eleição deste ano registrou uma participação inédita: foram habilitadas aproximadamente 130 entidades votantes, das quais 30 concorreram como candidatas.

Veja mais