O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) realizou, nesta quinta-feira (15), a solenidade de posse dos conselheiros da sociedade civil que vão compor o colegiado no biênio 2015-2017. O evento aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba. Das 12 entidades que terão representantes no órgão, nove exercerão o mandato pela primeira vez, o que representa uma renovação de 75% do colegiado. 

DIVERSIDADE – Os conselheiros empossados foram eleitos de acordo com um novo modelo de representação, que favorece a participação de entidades de todas as regiões do Estado. O objetivo é que o colegiado seja composto por conselheiros que representem as diversas realidades e necessidades das crianças e adolescentes do Paraná. Para isso, as eleições foram realizadas por meio de assembleias em 11 regionais ampliadas distribuídas em todo Estado.

O novo processo aumentou o interesse de entidades que historicamente não participavam do processo eleitoral. Como resultado, a eleição deste ano registrou uma participação inédita: foram habilitadas aproximadamente 130 entidades votantes, das quais 30 concorreram como candidatas.

REPRESENTAÇÃO – A nova composição do conselho tem duas entidades representando a regional ampliada de Curitiba: a Associação Brasileira de Educação e Cultura (Centro Educacional Marista de Curitiba), reeleita, e Associação Cristã de Assistência Social.

Também ocupam novamente a vaga no colegiado a Guarda Mirim de Foz do Iguaçu e o Instituto Leonardo Murialdo, de Londrina.

A Guarda Mirim de Cascavel foi escolhida para representar a regional de Cascavel enquanto que o Centro de Nutrição Renascer representará a regional de Guarapuava. Em Toledo, na Região Oeste, a escolhida foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Umuarama.

No norte pioneiro, votantes da regional de Jacarezinho escolheram a Apae de Santo Antônio da Platina, enquanto que nas regionais ampliadas do noroeste, Maringá e Paranavaí, os novos conselheiros são da Comunidade de Assistência Bom Pastor e da Comunidade Católica Emanuel, respectivamente.

A regional de Ponta Grossa terá dois representantes no conselho: a Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual e a Apae de Jaguariaíva.

Fonte: Clique aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *