foto_1127No dia 25 de Junho, na Associação Fênix, foi realizada a abertura do projeto “Reconstruindo o Ser”, o evento contou com várias participações das Organizações da Sociedade Civil – OSC e parceiros governamentais. O evento também teve a participação da autora Fernanda Salgueiro, contando a historia de seu recém – lançado livro, “Fada de Botas e o Menino Adormecido” que é um projeto de incentivo à leitura.

O projeto “Reconstruindo o Ser” tem como objetivo resignificar os traumas lembranças causadas pelo abuso sexual infantil reduzindo os impactos psicossociais. Serão atendidas crianças de 03 até 17 anos e 11 meses, vitimas de abuso sexual que são atendidas pela associação Fênix.

Fernanda Stresser, psicóloga e coordenadora do projeto, enfatiza “O projeto Reconstruindo o Ser foi inspirado na prática profissional de atendimento com as crianças e adolescentes vitimas de violência sexual, dentro do consultório. Percebi que algumas questões eram limitadas devido ao atendimento ser individual, como a socialização e a cooperação. Serão encaminhados para o grupo crianças e adolescentes em acompanhamento psicológico, junto com a avaliação do terapeuta apto a fazer atendimento em grupo. O atendimento em grupo busca reduzir o número na fila de espera, serão utilizadas metodologias como: a arte educação, trabalhar as sensações corporais, o subjetivo de cada individuo; e os jogos cooperativos: trabalhar a socialização tanto com os pares, as regras, a sociedade e sua relação com o mundo”.

A Associação Fênix pretende que as crianças, vitimas de abuso sexual inseridas no projeto, desenvolvam a sua autonomia e aprimorem suas habilidades sociais. Com o trabalho diferenciado de reeducação social, tais crianças possam ter um melhor rendimento escolar, aprimorando as suas potencialidades e trabalhando com as dificuldades especificas de cada criança, assim proporcionando uma qualidade de vida tanto no âmbito familiar/social quanto no individual. Essas ações visam a efetiva mudança no ambiente familiar e na ruptura do ciclo de revitimização, evitando que a vitima busque situações de risco e sofrimento.

As ações desenvolvidas nesse projeto visam dar condições de suporte e acompanhamento na natureza delicada do trabalho, tendo um olhar mais atento e especializado, buscando cuidar e fortalecer o bem-estar das crianças vitima de abuso sexual e seus familiares.

Confira a galeria de fotos aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *