Conheça a Fênix

Casa da Fênix

Casa onde fica a sede da Fênix

A Associação Fênix é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), fundada em 21 de junho de 2006, que iniciou seu trabalho tendo como missão combater a violência, dando ênfase a violência sexual e doméstica, conflitos familiares e atender crianças, adolescentes e jovens vivendo e/ou convivendo[1] com HIV/Aids por meio da socialização de informações e oferta de apoio psicossocial.

O desenvolvimento desse trabalho oportunizou contato e vivência com o dia a dia das famílias atendidas, e gerou duas novas propostas de atendimento: os casos de automutilação e ideação suicida. Inicialmente, associados às vítimas de abuso sexual e depois, advindos de situações de conflito familiar ou qualquer outro motivo.

O trabalho desenvolvido pela Associação Fênix

Esse trabalho é desenvolvido a partir da oferta de atendimento social e psicológico, usando também de oficinas lúdicas (saúde, meio ambiente, educacional, cultura, regras e combinados), reforço escolar, incentivo à leitura, dinâmicas em grupo e individual, atendimento psicológico individual e familiar, aconselhamento psicológico individual e em grupo, ludo terapia infantil, psicopedagogia, assistência social, visitas domiciliares e assistência jurídica.

Demanda de atendimento da Instituição

Os encaminhamentos para atendimentos são realizados majoritariamente pela rede de proteção de Curitiba e Região Metropolitana (Conselhos Tutelares, Juizado da Vara da Família, Infância e da Juventude, Ministério Público, Hospital de Clínicas, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital Pequeno Príncipe, Delegacia da Mulher, NUCRIA, CRAS, CREAS)  bem como dos abrigos conveniados e não conveniados, escolas e ONGs parceiras, além dos atendimentos por demanda espontânea.

Envolvimento com políticas públicas

A Associação Fênix participa ativamente das reuniões de Conselhos Municipais e Estaduais das temáticas trabalhadas, afim de promover a efetividade das propostas das políticas públicas, por demandas e necessidades apresentadas nos atendimentos e atividades desenvolvidas. Veja abaixo as reuniões que a organização participa:

– Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)
– Conselho Municipal de Saúde (Comissões: Saúde mental, Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids, Assistência Social, Saúde da mulher, idoso, homem e criança e adolescente).
– Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMTIBA)
– Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA)
– Conselho Estadual de Saúde;
– Fórum de Ong/Aids do Paraná.

 

Desde a sua implantação, pode-se verificar a transformação da Associação Fênix em um ponto de referência efetiva no trabalho com crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em estado de vulnerabilidade, bem como no que tange a violência sexual e doméstica, principalmente o abandono, a negligência, abuso e exploração sexual e a exploração do trabalho infanto-juvenil e mais recentemente, a síndrome da alienação parental, que vem causando sérios danos em meio ao contexto familiar.

São contextos familiares encontrados na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, em que a Associação Fênix desenvolve ações de: advocacy, protagonismo juvenil, autoestima, retomada a escola, atendimento psicossocial individual, passeios culturais e ecológicos, fortalecimento e/ou restituição dos vínculos familiares, atendimento às casas lares, retorno à família reestruturada, sempre com foco no pleno desenvolvimento de sua cidadania.

Aumento das notificações

Sala de espera das crianças

Diariamente somos noticiados sobre novos, e cada vez mais graves, casos de violação de direitos de crianças, adolescentes e idosos. Constante também os novos casos de violência contra a mulher e feminicídio. A demanda de trabalho é constante e a humanização no acolhimento em cada um dos casos é ponto chave para conciliar as famílias já tão abatidas e desgastadas pelo sofrimento.

Além disso, a preocupação com problemas na vida cotidiana e na manutenção da disciplina, bem como o aumento de atitudes agressivas, atos violentos, transgressão de regras, violação dos direitos alheios, entre outras manifestações antissociais no ambiente familiar e escolar, evidencia importantes desajustes na relação pai/educador/aluno.

Os pais ou o educador, diante de tal situação, necessita conhecer as causas e consequências destes problemas para então buscar soluções e evitar o agravamento e a disseminação deste padrão de comportamento, passando do âmbito individual para o coletivo.

Resultados alcançados

Cada cantinho é feito casa de vó: pensado para acolher desde a chegada

Como um Centro de Referência, permite ao público alvo encontrar oportunidades de desenvolver um comportamento crítico-criativo, sua sensibilidade, a autoconfiança e ter condições de avaliar sua própria situação na sociedade, construindo uma nova identidade, resgatando a autoestima através da oferta de oportunidades educativas, preventivas, culturais, socializadoras e profissionais.

A Associação Fênix produz resultados de grande importância no campo da busca e valorização da cidadania junto ao seu público atendido, possibilitando uma real e significativa melhoria na condição de vida dessa clientela, atingindo e permitindo a consolidação de um novo olhar e uma nova forma de perceber a violência física, emocional/mental e sexual em crianças e adolescentes.

A instituição privilegia o indivíduo em sua singularidade e modo de viver, da a responsabilização do sujeito e o exercício de seu direito e responsabilidade de escolha, a Entidade vem buscando, desde então, desenvolver trabalhos de pesquisa, planejamento, execução, avaliação e reprogramação dos serviços ofertados em quatro campos de ação: clínica em atendimento terapêutico individual e ou em grupo, pesquisa buscando entender e conhecer o perfil do agressor, da família vítima de violência e as formas de combater as mesmas, prevenção através de palestras, execução se seminários nacional, regional, estadual e municipal, conferências, eventos e atividades dentro e fora da instituição, suporte assistencial, com visitas domiciliares, acompanhamento dos atendimentos e dos grupos focais.

Equipe multidisciplinar

Na Associação Fênix há profissionais com experiência no trabalho junto a crianças, adolescentes, jovens e adultos, pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids, e com problemas emocionais que afetam seu desenvolvimento pessoal e social, desenvolvendo estudos e ações que abordam a ética e cidadania, violência sexual e doméstica contra crianças e adolescentes, meio ambiente, doenças sexualmente transmissíveis, reciclagem de materiais, cooperativismo, acolhimento institucional  entre outras.

O que permite intensificar de forma significativa o trabalho junto a população excluída, em sua maioria, jovens com conflito familiar ou em conflito com a Lei, pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids, sem documentação e sem trabalho, com nenhuma ou baixa escolaridade, que sobrevivem através de atividades.

A Associação Fênix é uma das únicas instituições no Brasil a atender o “suposto abusador”através de acolhimentos com a Equipe do Serviço Social, em seguida como agente de proteção da Vara da Infância e Juventude de Curitiba, e em seguida se inicia o tratamento psicossocial especializado, com fortalecimento psicológico onde realizamos encaminhamentos quando necessário.

A equipe, por ser interdisciplinar e estar constantemente se aperfeiçoando, vem conseguindo oferecer capacitações e cursos dentro e fora da organização na área de desenvolvimento profissional (empreendedorismo, cursos profissionalizantes dinâmicos, desenvolvimento e gerenciamento de projetos), e na área psicossocial (saúde, meio ambiente, ética e cidadania, cultural através da Edu comunicação, educacional com encaminhamento para menor aprendiz, sexualidade trabalhando direito sexual e direito reprodutivo, prevenção, abuso sexual e violência doméstica), esses cursos dentro da instituição tem no mínimo 20 horas cada.

[1] Convivendo são pessoas próximas as pessoas que vivem com HIV/Aids, ou seja,são familiares, amigos, namorados, casados e etc.

Público atendido: A Associação Fênix atende crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 0 a 29 anos  e idosos acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade pessoal e social, vítimas de abuso ou violência sexual, portadores (as) do HIV/Aids, familiares e agressores moradores da Cidade de Curitiba e Região Metropolitana. Os atendimentos são realizados na sede da ONG, obedecendo aos seguintes critérios:

Situação de vulnerabilidade pessoal e social;
Vítimas de abuso ou violência sexual;
Pessoas Vivendo com HIV/Aids;
Familiares das crianças e adolescentes;
Agressores (as) em situação de Liberdade Assistida.

FUNCIONAMENTO:

Todos os atendimentos são realizados somente mediante agendamento.
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Telefones de contato: (41) 3082-8018 / 3353-8017
E-mail: fenix@fenixacoespelavida.org.br

Nossos Registros:

CMAS Certificado numero 735
COMTIBA Certificado numero 332
Utilidade Pública Municipal: Lei 12.406 de 13 de setembro de 2007
Utilidade Pública Estadual: Lei 15.641 de 02 de outubro de 2007
Vigilância Sanitária Certificado numero: 02.009/2012
Alvará: 908.612
CNPJ: 08.403.113/0001-40