11060042_991576434214772_9138309716299105538_n

Fernanda Soares – Membro do Grupo de Jovens da Fênix

Evento abordou protagonismo e participação social de crianças e adolescentes

A Fundação Abrinq realizou, no dia 15 de setembro, o 15° Encontro Anual da Rede Nossas Crianças. O evento, que reuniu mais de 300 pessoas no Espaço Figueira, em São Paulo, teve como tema Protagonismo e Participação Social de Crianças e Adolescentes: Percepções e Experiências.

“A rede é composta por 208 organizações sociais, que estão em 75 municípios, em 19 estados”, afirmou Denise Cesario, Gerente de Desenvolvimento de Programas e Projetos da Fundação Abrinq. “A rede hoje beneficia mais de 67 mil crianças e adolescentes, o que significa que nós, com essas crianças e adolescentes, podemos ajudar a transformar o mundo”, completou.

Para abrir o evento, crianças e adolescentes do Circo Escola Social Bom Jesus, organização integrante da Rede Nossas Crianças, realizaram duas apresentações culturais. A primeira foi peça “A Lenda da Vitória Régia”, espetáculo com dança e contorcionismo. Já a segunda foi do “Grupo de Dança Urbana” da organização, com uma apresentação de hip hop. Todo o cenário do palco foi produzido pelas crianças da Aldeia do Futuro, outra organização social integrante da Rede.

O Encontro trouxe aos participantes uma reflexão sobre a importância da participação social e do protagonismo de crianças e adolescentes, promovendo a troca de experiências sobre a promoção da liderança, de conselhos jovens e sobre a gestão de espaços educativos como forma protagônica e democrática. “Toda criança tem o direito de expressar sua opinião sobre todo o assunto de seu interesse. E por isso que discutimos o protagonismo e a participação social de crianças e adolescentes, apresentando aqui experiências e percepções desse trabalho”, explicou Cesario.

Dando sequência ao Encontro, foram ministradas três palestras sobre o tema. A primeira foi Participação Social e Protagonismo – O poder da transformação, ministrada por Paulo Roberto da Silva Junior, Doutorando em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A segunda palestra foi apresentada por Ana Carolina Mello, Coordenadora de Liderança Juvenil do Luta Pela Paz, juntamente com a adolescente Juliana dos Santos, de 17 anos, membro do Conselho Jovem da organização. Elas falaram sobre promoção da liderança juvenil através do Conselho Jovem do Luta pela Paz.

Por fim, Braz Nogueira, Diretor Regional de Educação do Ipiranga, ministrou a palestra A experiência de uma gestão participativa e protagônica, apresentando o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos Salles. Ele levou Luan Gonçalves e Emily da Silva, de 12 e 11 anos, respectivamente, que são alunos do Campos Salles e puderam falar sobre como é a experiência de estudar em uma escola que promove a participação das crianças e adolescentes no processo educativo.

“O projeto da escola ajuda os alunos a terem autonomia e responsabilidade. Nós mesmos podemos resolver nossos problemas”, disse Emily. “Eu aprendi que não precisa os adultos escolher pelos alunos o que é melhor para eles. Sabemos o que é melhor para nós mesmos”, afirmou Luan. Nogueira destacou como é importante promover essa participação e protagonismo nos alunos. “Sonho com uma pátria educadora em que o adulto pare de ensinar, e comece a aprender com as crianças, adolescentes e jovens”, declarou.

Oficinas
No período da tarde, os participantes se dividiram em seis oficinas. Os adultos puderam participar das oficinas Refletindo sobre metodologias de participação de crianças e adolescentes, ministrada pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca-CE); Pensando estratégia facilitadora para a participação infanto-juvenil, ministrada pela Rede Não Bata, Eduque e Fundação Xuxa Meneghel; eEstratégias em Protagonismo Juvenil – A experiência do Programa Prefeito Amigo da Criança; ministrada por Jeniffer Luiz, do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq.

Já as crianças e adolescentes, puderam participar de oficinas que foram coordenadas por outros adolescentes. Foram elas: Participação: um direito de todos(as)! – Cedeca-CE; Como está a sua participação? – Rede Não Bata, Eduque e Fundação Xuxa Meneghel; e Protagonismo em jogo – Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, Projeto Arrastão e Associação Fênix.

Marcos Augusto do Santos, representante do Programa Social Gotas de Flor com Amor, destacou a importância dos temas abordados durante o evento. “É fundamental, porque eles são protagonistas das próprias vidas. Então, eles percebendo que participam de um grupo, desde a família, até a comunidade, a cidade, o país e o mundo, é muito importante”, afirmou. Confira algumas fotos aqui

Fonte

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *