Premio ODMAssociação Fênix recebeu na 5ª Edição o Selo ODM – Nós Podemos Paraná.
______________________________

Congresso ODM realizado pelo Sesi (28/08) reúne cerca de 700 pessoas no Campus da Indústria

Cerca de 700 pessoas estão reunidas no Campus da Indústria em Curitiba, para acompanhar o Congresso “As conquistas dos ODM e os desafios dos ODS”, realizado pelo Sesi no Paraná, com o objetivo de apresentar alguns projetos relacionados aos Objetivos do Milênio – ODM – e também a nova agenda mundial de desenvolvimento proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. “O Congresso deste ano fecha um ciclo iniciado pelos ODM em 2000 e inicia uma nova fase ainda mais desafiadora com os ODS, já que o número de metas passou de 18 para 169. Precisaremos desenvolver um modelo mais concreto e mais perene de desenvolvimento social”, destacou José Antônio Fares, superintendente do Sesi no Paraná.

O assessor especial sobre desenvolvimento sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Haroldo Machado Filho, também participou da abertura do evento e destacou: “os ODM estavam focados na erradicação da fome e pobreza extrema, já os ODS, buscam atingir as dimensões da sustentabilidade com foco nas questões sociais, econômicas e ambientais. Tenho certeza que os ODS serão um sucesso ainda maior do que os ODM, pois os três setores da sociedade já estão envolvidos com a causa”.

O casal Iara e Eduardo Xavier, os Caçadores de Bons Exemplos, convidados para apresentar a experiência de percorrer o país em busca de projetos que estão transformando a vida de diversas pessoas, contaram um pouco sobre a experiência de rodar mais de 225 mil km no país, desde 2011. “Nosso objetivo com este trabalho é mudar o olhar das pessoas, inspirar, conectar e valorizar”, salientou Iara. Eles fotografam e filmam os projetos visitados e compartilham em um site, com o objetivo de que os mesmos sejam reaplicados em outros municípios e estados.

As apresentações da manhã foram finalizadas com a apresentação do Programa Recicla Óleo, do Instituto Cidade Canção, vencedor do Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade.

O Congresso terá continuidade agora à tarde com uma mostra de projetos com a apresentação de mais de 220 iniciativas de todo o Estado e a noite com a entrega da 5ª Edição do Selo ODM, para 187 empresas e instituições paranaenses.

Clique aqui e veja as fotos no Facebook

Por Aline Lima e Patricia Giannini

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *