Especialistas se reúnem nesta quinta-feira para definir os 30 contemplados pela 5ª edição do Prêmio ODM Brasil

Nesta quinta-feira (3/4), 16 especialistas de todo o país se reunirão na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para a escolha dos 30 projetos e iniciativas de prefeituras e organizações sociais a serem contemplados pela 5ª edição do Prêmio ODM Brasil. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, participa da abertura da reunião. Também estarão presentes o coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Jorge Chediek; o Diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rafael Osório – representando o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e presidente do Ipea, Marcelo Neri –; e  o presidente da Enap, Paulo Carvalho.

Nesta quinta edição, o Prêmio recebeu 1.090 práticas inscritas – sendo 804 de organizações e 286 de prefeituras – que foram avaliadas por um comitê técnico de especialistas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com base nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados. Do total de projetos apresentados, 65 foram selecionados e visitados por técnicos do Ipea, da Enap e de diversos ministérios. Destes, 30 serão contemplados e receberão o troféu do Prêmio.

Durante vários meses, foram realizados seminários em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, além de seminários regionais, com o objetivo de estimular gestores públicos, organizações sociais e a população em geral a desenvolver e inscrever projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, disseminar a política de municipalização dos ODM, e divulgar a 5ª edição do Prêmio ODM Brasil.

Prêmio ODM Brasil – O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

 

Fonte: ODM Brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *